Em Santo André temos Hot Rod's
(Encontro de Carros Antigos e, Amigos)



Modelos T da Ford.
(Os primeiros Hot's)

Foram as competições com a participação do Modelo T que fomentaram a indústria de acessórios e preparação nos EUA. Ed Winfield, considerado por muitos o pai do hot rodding, já colocava cabeçote multiválvula no T antes da Primeira Guerra Mundial. Mesmo depois do término da produção, em 1927, a indústria continuou a produzir milhares de acessórios para o Ford. O mais curioso, no entanto, é saber que ele pode ter dado origem ao termo hot rod.

Há quem diga que o hábito de colocar motores potentes em carros comuns levou ao termo hot roadster (roadster quente). Os roadsters eram escolhidos pelo baixo peso. Mas hot rod também pode ser referir às bielas (connecting rods) ou às varetas (pushrods) que levavam movimento às válvulas desses motores. Ainda, era comum queimar os mancais de biela (connecting rod bearings) nos Fords de quatro cilindros, em especial o Modelo T, o que pode ter sido a causa desse termo. Na mesma onda hot rod eram comuns Fords Modelo A, B e V8 apimentados.



Hot Rod em outras versões.
(Ou opniões...)

Hot Rods são carros geralmente das décadas de 1920, 1930 e, 1940 modificados. As modificações incluem , geralmente, rodas largas atrás, já que os carros eram praticamente todos de tração traseira, pintura com flamas, e motores potentes , na maioria das vezes V8. Muito Populares nas décadas de 40 e 50, fazem sucesso até hoje entre os entusiastas automotivos.

O termo teria surgido por volta do final da década de 1930 no sul da Califórnia, onde algumas pessoas costumavam correr com carros modificados em leitos de lagos secos em Los Angeles, sob as regras da Southern California Timing Association. A prática tornou-se ainda mais popular depois da Segunda Guerra Mundial, com o retorno de soldados, que recebiam treinamento técnico durante o serviço militar.

Hot Rod também são normalmente carros com grandes motores modificados para a velocidade em linha, popularmente conhecido como arrancadas.

Ninguém sabe ao certo a origem da expressão "Hot rod". Uma das versões para o surgimento do termo vem do termo "hot roadster", significando um roadster que foi modificado para a velocidade.

Após a II Gerra Mundial, existiam muitos aeroportos militares pouco usados ou até mesmo abandonados nos EUA, que acabaram se tornando palco das primeiras corridas de Hot rod. Mas foi na década de 1950, que revistas e associações de restauradores de donos de Hot rods foram criadas.

De sua criação até os dias de hoje os Hot rods encantam pela mistura perfeita de simplicidade, velocidade e estilo. E ainda hoje são o sonho de consumo de muitos apaixonados pelas quatro rodas.



Veja abaixo algumas categorias de Hot Rods:

- Street Rods (varas de ruas), é uma categoria popular, exclusiva para cidades, com pessoas normais (Fans e, admiradores do movimento). Contrariando o termo hot rod tradicional (vara quente), são uma mistura peculiar de carros personalizados e, modernos. A Ênfase, é na pintura personalizada, interiores de couro e, motores novos e, atuais modificados.

- Pro-Street Rods é outra categoria de rua, Sedans semi-customizado e, modelos cupê, que normalmente não se associam aos varas quentes (Hot Rods) que têm motores monstros e, enormes pneus traseiros. Eles mantêm todas as características de luxo de outras Street Rods.

- Billet Rods é uma ramificação tradicional com um diferencial, todos tem estruturas (chassis) de aluminio da marca Billet, para fabricação dos varas quentes (Hot Rods), todos os projetos são desenvolvidos pelos proprietários destas máquinas, mantendo o visual comum dos Hot's Clássicos, como na foto acima tirada por mim (Marcelo de Antonio) no encontro de Carros Antigos e, Amigos de Santo André.

- Traditional Rods são aqueles varas quentes que são construídos de acordo com um determinado ponto no tempo (ano) e, utlizam materiais tradicinais, como por exemplo a madeira.

- Show Rods (The Hot Rods) Carros criados exclusivamente para competir na National Car (America's Beautiful Roadster) em Detroit, nos Estados Unidos, berço desta cultura.